O que são anabolizantes?
Os anabolizantes (ou esteróides anabolizantes) são substâncias derivadas principalmente da testoterona, hormônio produzido pelo homem e que é responsável por muitas das características que diferem homem e mulher.
Qual o efeito da testosterona e dos anabolizantes?
A testosterona é responsável pela distribuição de pêlos corporais no homem, formação da barba, engrossamento da voz, maior densidade mineral dos ossos e, principalmente aumento da massa e força muscular e diminuição da gordura corporal. Para alcançar estes últimos efeitos, muitos homens e mulheres tomam ou injetam anabolizantes com a "fantasia" de alcançar uma imagem corporal perfeita, prejudicando a saúde.
O que acontece quando uso anabolizante?
O anabolizante utilizado sem indicação médica pode acarretar efeitos colaterais como a elevação da pressão arterial, aumento do LDL ("mau" colesterol) e redução do HDL ("bom" colesterol), ocasionando várias alterações cardíacas como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e até infarto do miocárdio. Além disto, podem surgir acne, calvície precoce e lesões no fígado, tais como o desenvolvimento de tumores ou mesmo falência hepática grave. Também há estudos recentes dos efeitos dos anabolizantes no funcionamento da tireóide, outra glândula de fundamental importância ao nosso organismo, mas esse ainda é controverso.
Os anabolizantes alteram o comportamento?
Outra alteração que pode decorrer do uso de doses excessivas de anabolizantes é o comportamento agressivo, com variação de humor ao longo do dia, notando-se o surgimento de depressão na ocasião da interrupção de seu uso.
Existe o risco de contágio de doenças ao injetar anabolizantes?
Sim. Existe ainda o risco de contágio do vírus da AIDS e dos vírus das hepatites B e C, caso sejam compartilhadas agulhas com pessoas contaminadas com esses agentes.
Os anabolizantes afetam também as mulheres?
Sim. Nas mulheres, os anabolizantes podem levar à irregularidade menstrual se expressando como atraso e falta da menstruação, aumento do tamanho do clitóris, além de ocasionar redução do volume das mamas, engrossamento da voz e surgimento de pêlos em quantidade excessiva e em áreas onde apenas homens tem pelos, como na face.
Quais os efeitos colaterais do uso de anabolizantes na função masculina?
Nos homens, pode levar à atrofia dos testículos com redução da produção de espermatozóides, ocasionando a infertilidade e ainda aumentar o risco de câncer de próstata, em indivíduos predispostos. Outro efeito colateral comum em homens é o desenvolvimento das mamas (conhecido como ginecomastia), que ocorre porque o excesso do anabolizante no corpo em hormônio feminino (estradiol), agindo no tecido mamário incipiente, levando a um aumento volumoso e doloroso. Dependendo do tempo de seu surgimento, esse aumento das mamas pode ser irreversível e pode ser necessária a realização de cirurgia para retirada do tecido mamário aumentado.
O pênis pode crescer com o uso de anabolizantes?
Pode ocorrer crescimento do tamanho do pênis (até um limite geneticamente determinada), e o aumento da libido (desejo sexual) porém, muitas vezes associado a quadro de impotência.
O uso de anabolizantes afeta o crescimento de adolescentes?
Nos jovens, o uso de anabolizantes pode acarretar o fechamento precoce das cartilagens de crescimento, ocasionado prejuízo do crescimento e à estatura mais baixa que a prevista.
O uso de anabolizantes é ilegal?
Em função desses riscos, o uso dos anabolizantes é restrito em diversos países - como o Brasil, nos EUA, Canadá e Reino Unido -, na tentativa de restringir seu consumo indiscriminado. Mesmo sendo de prescrição controlada, muitos esportistas ainda usam essas substâncias sem supervisão médica pondo em risco a saúde e a vida, na tentativa de promover aumento da massa muscular e a melhora da imagem corporal.
Quais os efeitos dos anabolizantes falsificados ou de uso veterinário?
Outro cuidado especial que deve ser tomado é uqe muitas vezes, as apresentações compradas ilegalmente podem ser falsificadas, misturadas com substâncias tóxicas ou ainda de uso veterinário, o que poderia trazer riscos adicionais à saúde do usuário. Em função destes riscos, existe no Brasil uma legislação rígida impedindo o uso dos anabolizantes, sob risco de penalidades severas caso seja constatado seu uso no exame antidopping.
Todo tipo de anabolizante é perigoso para a saúde?
As apresentações disponíveis dos anabolizantes podem ser de uso oral (comprimidos), injetável (intra-muscular) ou transdérmico (gel). Todos podem lear aos efeitos mencionados, em graus variados, dependendo da apresentação e da dose utilizada.
Em quais casos o médico pode receitar o uso de anabolizante?
Esse tipo de medicamento pode ser utilizado com supervisão médica em determinadas situações, como nos casos de homens com deficiência da produção da testosterona, que é um evento mais comum na terceira idade (na conhecida andropausa), mas que pode ocorrer em outras épocas da vida. Os sintomas desse tipo de situação são:cansaço excessivo, falta de disposição, diminuição dos pêlos corporais, redução da frequência e da intensidade das ereções e da libido. Caso você apresente esses sintomas, proucre um endocrinologista para uma avaliação apropriada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário